"Bell Bottom Blues" é uma canção composta por Eric Clapton, gravada pelo grupo Derek and the Dominos e lançada no álbum Layla and Other Assorted Love Songs em novembro de 1970. No mesmo ano do lançamento do álbum, apareceu no lado-B do single "Layla". Em 1971, foi lançada como lado-A do single "Bell Bottom Blues" / "Keep on Growing", e em 1973 novamente como lado-A em "Bell Bottom Blues" / "Little Wing". Sem Duane Allman, Clapton compensa a ausência do segundo guitarrista usando a técnica de overdub ao gravar tanto a guitarra base quanto rítmica.
Calças em estilo boca-de-sino (bell-bottom em inglês) eram moda na época. De acordo com Clapton, a canção foi composta em homenagem a Pattie Boyd, que lhe pedira para trazer dos Estados Unidos um par de calças jeans boca-de-sino. Boyd, então alvo de um amor não-correspondido de Clapton, voltaria a ser homenageada em outras composições do álbum, como "Layla" e "I Looked Away".
Essa é a versão original:
Na verdade a versão que eu gosto mesmo é essa aqui de baixo do álbum ao vivo "One More Car, One More Rider".
Como a gravadora não disponibiliza o link, quem quiser pode clicar aqui e conferir o show. É um show de Agosto de 2001 gravado no Staples Center, sem painéis de led, com figurino despojado, um palco limpo mas com uma qualidade musical inquestionável. O arranjo dessa música é perfeito! E não tinha como ser diferente com o Billy Preston e seus inconfundíveis riffs no órgão, o Nathan East no baixo e vocais (isso fica pra outro post), além de Andy Fairweather-Low, Steve Gadd e David Sancious compondo a banda.
Nada mais justo do que prestar uma pequena homenagem a um músico tão carismático e talentoso como o Billy Preston.
Ele iniciou a carreira tocando no conjunto de música gospel de Andraé Crouch e seus primeiros álbuns também foram no estilo Gospel tradicional dos EUA. Sua fama cresceu muito quando tocou um órgão bem no estilo Gospel em Let it Be dos Beatles, em 1969. Em 1970 tocou com George Harrison no álbum All Things Must Pass.
Logo depois, em 1971, novamente apareceu com George Harrison e Ringo Starr, além de vários outros gigantes do rock clássico, no Concerto para Bangladesh em Nova Iorque, um concerto beneficente onde tocou um dos seus maiores sucessos, a música de sua autoria, That's The Way God Planned It. O seu estilo então variou entre o Gospel, o Soul, o Rhythm and blues, e o Blues-rock e continuou colaborando com vários artistas além de gravar seus próprios projetos. Em 1978 fez o papel de Sgt. Pepper no filme de Robert Stigwood, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.
Faleceu em 6 de junho de 2006 devido a complicações renais.
...
..
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário