quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mudança radical de cardápio

Hoje chegou uma encomenda com alguns ingredientes difíceis de encontrar aqui em Fortaleza para que eu finalmente possa fazer o cardápio vietnamita. Testei hoje o papel de arroz e deu certinho num wrap que eu fiz, ficou chique mas não tinha nada de vietnamita, por isso não postarei as fotos. (por enquanto, porque ficou bom e vai merecer um post só pra ele)

A culinária vietnamita é conhecida pela variedade de pratos vegetarianos, em parte porque a sua evolução ao longo do tempo foi fortemente influenciada por monges budistas, o que a torna uma das dietas preferidas dos vegetarianos de todo o mundo.  

Entre os produtos essenciais na alimentação destacam-se o arroz (com) cultivado no sul, normalmente cozido no vapor ou numa panela de pressão, o peixe (ca) de água doce ou salgada. A piscicultura de rio (principalmente o peixe-gato) desenvolve-se no delta do rio Me Kong. 

Os legumes também são bastante utilizados. O óleo usado é o de amendoim.  O nuoc-mâm, condimento preparado à base de peixe fermentado, é ingrediente indispensável na cozinha vietnamita e é utilizado em vários pratos.  

Na culinária vietnamita não há cozimentos complicados. A panela wok ou uma frigideira são suficientes para fazer uma refeição completa.  É comum a utilização de hashis, como na china, para comerem suas refeições.  

As sobremesas são bastante variadas, com destaque para as gelatinas aromáticas de algas (ágar-ágar), um caldo quente doce (chá e ovos), creme de arroz com baunilha e coco.

Vou começar umas entradas ... Aguardem as fotos que o negócio vai ser bonito e gostoso.

...
..
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário